Carl Gustav Jung

Abordagem

Psicologia Analítica

¨¨¨¨

Nascido dia 26 de julho de 1875, em Kesswil, Suíça, o psiquiatra Carl Gustav Jung é fundador da psicologia analítica e um grande colaborador da psicanálise clássica criada por Sigmund Freud.

 

Jung trouxe para a sua gama de saberes muita reflexão e crítica às artes, de testes comportamentais até estudos antropológicos em campo, onde viajou mundo afora se inserindo em diversas culturas para corroborar suas hipóteses.

 

Formou-se em medicina em 1900 e defendeu sua tese de doutorado em 1902. Em 1905 já era docente da Universidade de Zurique, Alemanha, e exercia a função de médico-chefe na clínica psiquiátrica do hospital, além de atender casos particulares.

 

Contribuiu e também teve influências de sua amizade com o neurologista Sigmund Freud. Inicialmente desenharam juntos vários conceitos e preceitos de suas psicologias, mas depois de divergências teóricas e pessoais seguiram por caminhos distintos.

 

Foi responsável pelo estudo das funções dos sonhos (com interpretações), a criação do conceito 'inconsciente coletivo', aplicação do termo 'complexo' na psicologia e inúmeras outras teorizações, pesquisas, testagens e conclusões.

 

Em resumo, Jung é creditado por trazer à tona a humanidade que faltava ser discutida dentro da medicina ocidental até então, a possibilidade de deixar a imperfeição ser vista e acolhida, a nomeando, e também mostrando a sua própria, 'sombra'.

É pelo caráter minucioso e ao mesmo tempo natural e humano de sua abordagem que me baseio nas elaborações de Jung e de outros pesquisadores que seguiram seus passos. Mas também entendo que toda e qualquer teoria deve ser lida criticamente, a fim de ter o poder de sempre enxergar melhorias. 

 

Possíveis contra argumentações, refutações, elaborações e adições à teoria, pesquisas e mais pesquisas. Tudo isso fortalece e faz crescer, dá autoridade e consistência, elementos muito importantes para toda e qualquer conhecimento que se desenvolve a quase 100 anos.

A psicologia analítica, inclusive conhecida como análise junguiana, também ganha o nome de psicologia complexa, pois Jung não é o único que faz parte dela. Erich Neumann, Nise da Silveira, James Hillman, Marie-Louise von Franz, entre muitos outros, também fazem parte das elaborações dessa psicologia dos complexos.

Veja também as minhas postagens no instagram! 

Instagram